Como limpar as toxinas no nosso cérebro

with Nenhum Comentário

Todos sabemos que precisamos cuidar do corpo, da mente e do espírito para podermos viver com mais saúde e equilíbrio e assim conseguir viver mais plenamente em harmonia.

Esta matéria foi traduzida do portal https://www.elephantjournal.com/  o qual consulto como fonte de referencia em autconhecimento  e inspiração!

Entenda como nosso cérebro se relaciona com o funcionamento do corpo em geral,e como ele age na nossa saúde quando está com excesso de toxinas geradas por diferentes fontes,do alimento à água  e fluídos que ingerimos,até as infecções e bactérias externas presentes na boca.

5393230196_7e1ab2e28d_z

“Assim como outros órgãos do corpo, o cérebro precisa regularmente purgar toxinas como infecções, viroses e metais pesados.

É durante as horas de sono que o cérebro pode se desconectar e se desintoxicar, pois a atividade metabólica dos fluidos intraespinais está se movendo mais rapidamente removendo toxinas e oxigenando as células através das veias.

A questão é como estas toxinas se acumulam no cérebro?

Por via oral, através de contaminações de micróbios que não pertencem à boca, como amidalite, sinusite, gengivite, inflamações dentárias e outras, além do conteúdo alimentar que se ingere, os quais precisam ser drenadas para o sistema linfático através do pescoço. Para isso o sistema linfático deve estar funcionando bem para que estas toxinas possam ser removidas do cérebro.

Pense no corpo como um sistema hidráulico, onde canais e tecidos bloqueados impedem o fluxo sanguíneo de escoar suas toxinas. Se o sistema linfático estiver congestionado, este fluxo liquido pode retornar e migrar para as terminações nervosas, podendo afetar os nervos da cabeça da face e do pescoço.

.Metais pesados como  enxofre tem alta afinidade com nervos, devido ao imenso trabalho sensorial nervosa autonomo ,toxinas podem ser facilmente absorvidas em quantidades gigantescas.

A toxicidade do Nervo Vagus 

ix-e-x-par-craniano-11-728

 

Um dos maiores perigos para nossa saúde é a contaminação do nervo vago. Ele é um dos principais canais responsavel por enviar mensagens do cerebro para o corpo e vice versa. Serve de regulador máximo do sistema imunológico celular; se conecta a órgãos vitais, impulsiona e origina células da digestão, assim como da memoria, função cognitiva, pressão sanguinea e vários outros aspectos da saúde.

O nervo vago é um dos dois maiores nervos cranianos que se iniciam na base do cerebro e percorre pelo pescoço pelos dois lados do corpo ( atrás do lóbulo da orelha) “Vagus” em latim significa “wandering,” e como o nome diz, “viaja” através do corpo conectando o cérebro com cada órgão digestivo, ao longo dos pulmões e do coração. Também se conecta com outros nervos que estão ligados a comunicação ,expressão facial, o contato pelos olhos, e habilidades de escutar e sintonizar com outras vozes.

Uma saúde deficiente pode estar associada  a um nervo vago contaminado, pois este impacta todo um Sistema Nervoso.

Por exemplo, quando toxico e congestionado, pode atrapalhar toda a cadeia digestiva levandoa  constipação,mal absorção, intestino fraco. Mal absorção pode contribuir para o acumulo de moléculas na linfa, as quais podem desencadear alergias e intolerâncias alimentar.

Outros exemplos de toxicidade controladas pelo nervo vago são desequilíbrios no microbioma intestinal que levam ao crescimento dos micróbios cândida em mulheres(candidíase)

O cérebro se comunica diretamente com o intestino( nosso segundo cérebro) e quanto mais pobre for essa comuinicação,maior a chance de se ter um sistema imunológico baixo e reações auto imunes.

 

Massagens e óleos essenciais para ajudar a desintoxicar o cérebro.

Movimentar os fluidos do corpo é absolutamente necessario para a desobstruir e desintoxicar o cérebro, especialmente o sistema linfático que é responsável por transportar e eliminar gorduras através do corpo e do cérebro , os quais são compostos por quase  60% de gordura.

lavanda-oleo-essencial-

A massagem ajuda a drenar o tecido adiposo e entre seus inúmeros benefícios está o estimulo a circulação sanguínea, a liberação de toxinas do corpo e a desobstrução dos canais linfáticos.

O uso de oleos essenciais especiais combinados a massagem, estimulam a circulação e dissolvem tecido gorduroso e  são excelentes ferramentas para acessar tanto sistema nervoso,como adiposo, muscular e celular. Especialmente quando a digestão ou assimilação de gordura está comprometida.

produto_5526-2_ew9FdsGyUnJW7THMx6ah

Além de melhorar  a qualidade do sono ( imprescindível para o descanso cerebral e sua recomposição) os óleos essenciais podem ser usados para ajudar a curar sistema nervoso obstruído e a melhorar a drenagem linfática.

Para ajudar no sono, recomenda-se o uso do óleo essencial de Lavanda e o Spikenard(Aralia racemosa) . Óleos estimulantes como o Olibano / Frankincense (Boswellia carterii) podem ser aplicados no nervo vago localizado atrás do lóbulo da orelha, próximo ao osso mastoide para ativar  o fluxo de descida da corrente sanguínea.

spikenardessentialoilinfographic

 

 

Deixe uma resposta