MahaShivaratri

with Nenhum Comentário

No dia 24 Fevereiro deste ano se comemora a grande noite de adoração a Lord Shiva. Na noite de Lua Nova.

Para os hindus, a lua rege a mente e os sentimentos. Assim, a diminuição da parte visível da lua (e de sua energia) durante a fase minguante, favorece a gradual sutilização da mente, possibilitando a percepção da Luz da Consciência e o contato com o nosso Deus interno, simbolizado pelo nascimento da Lua Nova. Nesta fase, é mais propício entrar em contato com as sombras…

Lua Nova

O Maha Shivaratri é um dia auspicioso e é recomendada a vigília (muitas orações, mantras e bhajans, rituais, ascetismo e práticas espirituais a noite inteira). Na Índia e em todos os templos de Shiva, há uma grande comemoração nesse dia. A tradição hindu diz que durante esta noite sagrada o Senhor Shiva se manifesta na forma de um Lingam para benefício dos devotos e deve ser dedicado à concentração no aspecto de Deus que representa a Destruição/Transformação.

 

Group of sadhu's take out a Morning Rally at Pashupatinath premises on the eve of Shivaratri festival on Saturday. POST PHOTO/KIRAN PANDAY/KANTIPUR
Shiva Devotee

 

A palavra Lingam (ou Linga) significa “símbolo” ou “aquilo através do qual se pode ver outra coisa”. O Shiva Lingam é uma das mais sutis representações de Deus conhecidas pela humanidade. Trata-se de uma pedra em formato de elipse (ovalada) que, tendo uma configuração “abstrata”, tanto pode representar o Absoluto sem forma, quanto o Senhor dotado de atributos.
Por não ter uma forma humana ou animal específica, o Lingam indica que Deus é sem atributos, estando além de qualquer limitação ou definição. Mas, como possui um formato básico, também mostra que o Senhor pode assumir a forma que desejar, como realmente o faz, ao se manifestar em toda a Criação. Ele simboliza todo o processo de Criação, Manutenção e Destruição do Universo, pois, do Sem Forma nascem todas as formas, que por fim, voltam
a se dissolver no Absoluto.

 

 

lingam bath

 

                                                                

                                                                               LENDA DE MAHASHIVARATRI

Há várias lendas interessantes relacionadas ao festival do Maha Shivaratri. De acordo com um das lendas mais populares, Shivaratri marca o dia do Casamento Sagrado do Deus Shiva com a Deusa Parvati. Alguns acreditam que estava na Noite Auspiciosa do Shivaratri que o Deus Shiva executou o “Tandava”, a Dança Cósmica da Criação Primitiva, Preservação e Destruição. Outra lenda de Shivratri popular declarou que em estados de Purana que estavam em Shivaratri, que o Deus Shiva  salvou o planeta da destruição e que  que se manifestou na forma de um Lingam .

Conseqüentemente é considerado que o dia é extremamente auspicioso por devotos de Shiva e eles celebram isto como Mahashivaratri – a Noite Principal de Shiva ,que liberta do ciclo de morte e renascimento.

 

shiva-parvati-IJ18_l

Na verdade, todos os dias devem se tornar Shivaratri. Simplesmente ficar desperto e renúnciar o sono não é suficiente. Temos que despertar para esse ‘estado’ (Shiva). Precisamos ganhar consciência em nossos pensamentos, palavras e atos. Assim, todos os dias tornam-se Shivaratri.” – Amma

 

Seguir Trisha Martins:

Últimos Posts de

Deixe uma resposta