A chegada do Outono no nosso corpo

with Nenhum Comentário

O início do Outono este ano é em 20 de Março e termina em 21 de Junho. No Hemisfério Sul esta estação é caracterizada pela troca de folhas das árvores sazonais, que começam a se preparar para a chegada do inverno.

Na visão cíclica da Medicina tradicional Chinesa todo organismo vivo é influenciado pelo ambiente onde está inserido e sofre interferência dos climas, das estações, e de toda formação ao seu redor, seja ela natural ou humana. Este ambiente propicia uma  auto organização interna do Ser e determina sua evolução através de  manifestações físicas e anímicas/psiquicos ( da alma).

 

outono2

 

Considero importante conhecer os efeitos da Natureza na nossa saúde para compreender de que maneira podemos melhorar nossos cuidados pessoais e nos beneficiar com cada fase do ano.

Através desta visão  oriental onde a vida se manifesta em ciclos (dia e noite, os ciclos da Lua e das estações), cada estação se associa a um movimento, ou elemento como conhecemos no ocidente. São 5 movimentos pela filosofia Taoista( água , terra, fogo, ar, madeira e metal)  e o Outono é regido pelo elemento Metal  estando associado aos meridianos de energia do Pulmão e  do Intestino Grosso.

O Outono marca a chegada das estações Yin que são mais introspectivas, onde se dão as colheitas do que foi semeado na primavera. Esta é a fase da tranquilização, o momento da maturidade onde as ações externas passam para segundo plano e as situações vão progredindo de acordo com o interno.

Nessa época,  intuitivamente , sentimos necessidade de acalmar nossas atitudes, dormir mais cedo e avaliar nossa vida através de reflexões profundas . Este movimento de voltarmos a nós mesmos caracteriza o reflexo das próprias ações e a angústia.

cb70f232

O órgão que comanda essa integração do interno com o externo é o pulmão ,que capta a energia do ar e faz a troca eliminando os gases internos. O intestino é a vÍscera associada que elimina os sólidos, deixando-nos livres de matéria que não necessitamos para nosso desenvolvimento.

A medicina chinesa faz um estudo profundo das relações no macro com o microcosmos, e sobre a forma como o funcionamento do universo influencia a vida do ser humano. Assim, quando não eliminamos o que não nos traz desenvolvimento físico ou emocional, acumulamos peso e uma sensação de energia estagnada, tornando-nos emocionalmente e fisicamente pesados, com tendencia a tristeza e a uma consciência obscura.

Yin-Yang-os-opostos

A desarmonia do corpo nessa época se dá pela angustia no extremo Yin, que é a ausencia da interiorização ou da reflexão, mantendo uma relação superficial com o mundo externo. Já o extremos Yang da hiper sensibilização da angustia nos torna cegos na compreensão das causas e efeitos e leva a uma vitimização pelo exagero do sentir.

O ar é nossa fonte renovadora e devemos nos abrir para nos nutrir dessa fonte de energia respiratória, assim como estar atentos ao funcionamento do intestino grosso como porta de saída das folhas secas. A pele e os cabelos também merecem atenção especial pois com o clima mais seco eles pedem maior hidratação.

Autumn Season

Recicle sua roupagem!!

 

# Fonte: Livro Macro e Micro Cosmos – Movimentos de vida de Sidney Donatelli

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta